Em formação sobre Treino Positivo com clicker

O caminho que percorremos no "Bosque dos Pimpões" apresenta-nos desafios para os quais não basta "gostar de animais" para os ultrapassar. 
Para melhor servir quem em nós confia os seus companheiros de quatro patas apostamos sempre na formação e busca de conhecimento cientificamente comprovado, para além do bom senso e empatia para com todos os cães que ficam na nossa companhia. Deste modo, decidimos aproveitar mais uma excelente oportunidade de aprendizagem em Obediência, Socialização e Resolução de Problemas de Comportamento  dos cães. 
Muito para além de uma questão de crença ou modas, é nossa profunda convicção que os cães serão sempre melhor companheiros se forem orientados, e não se temerem os seus "donos". O Treino Positivo assenta nas teorias da aprendizagem do Condicionamento Operante, em que basicamente, o cão trabalha para merecer a recompensa pelo comportamento correctamente efectuado. Trata-se de um processo que apela à curiosidade natural do cão e à sua inteligência, com resultados estáveis e duradouros. 
Quando no Treino Positivo com clicker damos pistas ou marcadores (e não, ordens), apela-se a uma  mudança de paradigma, passando de uma visão redutora de comando e obediência, para outra, de orientação e trabalho cognitivo. 
O seu cão apresentará respostas mais eficientes se confiar nas orientações do seu "dono", do que se aprender a obedecer por o temer. 

Dito isto, ficam algumas fotografias do curso realizado no passado fim-de-semana.

Componente teórica com Fernando Silva

Scar atendo, espreita por detrás do muro o treino com clicker - da teoria à prática
Bonnie com um "senta" perfeito, aguarda por novas orientações
Foto de grupo